Pois bem, voltando ao assunto do Commodore 128, eu acabei comprando um outro pelo eBay, que demorou para chegar, eu acabei pagando imposto de 60% do valor que eu paguei no mesmo, fui taxado sem dó.
Qual não foi minha surpresa ao ligar o meu querido C128 recém chegado da gringolândia com um 1571, que o mesmo não funcionava ... ele reclamava não encontrar o dispositivo número 8, ou qualquer outro que eu configurava no drive, pois bem, encostei tudo durante alguns meses de reclusão.
No meio do caminho conversei com meu amigo do facebook Rogerio Kauer, por indicação do Marcus Vinicius Garret Chiado, da Videomagia, e acabou me dando algumas dicas, que por fim foram a solução matadora e golpe final para eu colocar meus dois bólidos da Commodore para funcionar novamente.
Primeiramente, falando no C128 recém chegado dos EUA, ele me indicou a observação dos diodos de pullup na serial mesmo.
E qual não foi minha agradável surpresa, que ao substituir os diodos (haviam dois em curto) o drive passou a ser imediatamente reconhecido.
Segue uma foto com os diodos que devem ser testados e substituídos, no caso o CR9 e o CR7, detalhe que nesta foto estão substituídos somente os dois primeiros diodos da esquerda para direita, pois esta é a placa que eu tirei para colocar no outro, e depois repus os diodos, a foto serve só como indicação para não fazer besteira na hora de trocar o diodo e consertar sua serial.
Feito isto, o C128 passou a reconhecer o dispositivo número 8 ou qualquer outro que se configura no 1571 e ler discos. Aí alguns exemplos para demonstrar minha alegria:
Donkey Kong devidamente carregado ... Sucesso!
Bom ... agora que resolvi o C128 mais recente que veio da gringolândia, faltou resolver o outro C128 ... aquele mesmo do post anterior a este!
Lembram, ele dava vídeo, mas aparentemente não lia a ROM, achei inclusive que fosse problema numa das ROMs, notei que não era pois peguei as ROMs e coloquei no C128 que já estava funcionando, e tudo correu normalmente.
Até que ao observar as RAMs, mais uma vez dica do Rogerio, percebi que havia uma que estava esquentando de maneira fora do normal, resolvi substituí-la, e não é que deu certo?! Vejam:
Feito tudo isso, só resta acertar as ROMs.
Como o outro C128 que veio dos EUA, acompanhava um KIT do JyffyDOS, eu instalei neste micro, já que o outro estava OK com tudo funcionando já.
E funcionou perfeitamente, veja a instalação da JyffyDOS:
ROMs pocisionadas, e chave instalada no gabinete, ficou bom.
Por fim, segue foto do retificador que eu coloquei no lugar do original (um pouquinho SUPER SUPER SUPER DIMENSIONADO), mas funciona perfeitamente para a linha de 9VAC.
E aqui a chave fudebada que eu tive de recuperar, está funcionando OK agora também.
Com isso... temos dois C128 funcionando plenamente, seguem algumas outras fotos, depois posto mais assuntos sobre C128, como o SD2IEC que eu estou planejando fabricar algumas unidades, valeu pessoal!
Fico feliz que tenha dado resultado. Ah, experiência e conhecimento é pra ser compartilhado. :-)
ResponderExcluir