Antes de fazermos algo, vamos olhar a pinagem da EPROM 27C256, que é a que tem o programa da MegaRAM Disk:
Observando o chip, vemos que os pinos 20 e 22 são responsáveis pelo Chip Select e que os mesmos são sinais invertidos, ou seja, o chip é habilitado quando em nivel lógico 0. Sabendo disso, vamos observar o pedaço do esquema da MegaRAM Disk (tem o esquema na MSXPró, antes que me perguntem):
Analisando atentamente o pedaço do esquema, podemos notar que os pinos 20 e 22 da 27C256 são ligados ao pino 19 da PAL ... portanto, chegamos a conclusão de que podemos fazer um liga-desliga deste chip da MegaRAM Disk a qualquer momento, usando simplesmente uma chave do tipo H-H.
Mãos a obra ...
Primeiro passo: Devemos dessoldar e levantar os pinos 20 e 22 da MegaRAM como indicado abaixo ...
Com isto desabilitamos o Chip Select da EPROM, portando é como se não houvesse o chip na placa, neste momento a MegaRAM já deverá funcionar como uma MegaRAM somente se nós ligássemos os pinos 20 e 22 no VCC (pino 28 da EPROM) ... mas não queremos "esquartejar" nosso cartucho, correto amigos?
Segundo passo: Faça as ligações conforme segue ...
Ligando uma chave do tipo H-H desta forma, podemos desligar o cartucho numa posição e na outra, ligamos o Chip Select novamente ao pino 19 da Pal, que é o que controla o Chip Select nos momentos de leitura.
Agora sim!
ResponderExcluirMuito obrigado Alexandre! Minha Megaram estará livre da maldição DDX!
Lembrando que MSX Japoneses também rejeitam a Megaram Disk!
Abraços e bom feriado!
Muito bom e bem explicado Alexandre!
ResponderExcluirO esquema que tem na MSX Pró é o da MegaRAM Disk 15800, a MegaRAM que você postou a modelo 15000-1.
ResponderExcluirEu tenho uma outra sugestão de implementação:
Interromper a ligação do pino 19 da PAL com os 20/22 da EPROM, colocar um diodo para fazer a ponte.
Daí entre o diodo e a EPROM colocar um R de 10K. E então pendurar um switch simples (de duas perninhas) do VCC para o ponto de junção do R com o D.
Fazendo assim, você pode ligar/desligar a ROM da MegaRAM Disk mesmo com o MSX ligado (bastando dar RESET depois).
Aliás... Eu tenho cá minha idéias sobre como pendurar ROM no MSX. :-)
ResponderExcluirEu deixaria o PAL controlando apenas o /OE, e penduraria o /CS no Slot Select do cartucho. Quando o cartucho não está selecionado, a EPROM dorme. Se alguém seleciona o slot, ela já fica pronta para uso, e o PAL controla o /OE para que ela só responda no barramento quando necessário.
Esta pequena alteração permitira elimiar o wait state extra do M1 a cada acesso à memória (malditos!), bastando adicioná-lo durante a seleção de slots.
Hummm... Alguém já pendurou 768K numa DDX MegaRAM Disk 15000-1 ?
ResponderExcluir