quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Limpando as COMs do seu Windows

Pessoal,

Depois de um hiato de alguns dias, continuo aqui meus POSTs para ajudar a galera da eletrônica. Pois bem. Desta vez vamos falar um pouco sobre Bluetooth e como os Dongles entopem nossa máquina de portas seriais inativas e que não podem ser associadas para outras aplicações.
Isso em determinado momento pode causar alguns problemas, como por exemplo, alguns programas que não conseguem acessar portas seriais além das padrões (COM1, COM2, COM3, COM4) que eram as mais comuns nas versões antigas de muitos sistemas.
Recentemente eu tive um problema parecido e tiver que descobrir como fazer uma limpeza.
Eu precisei instalar um adaptador USB-Serial e mapear o mesmo como COM3 ou COM4, no entanto o meu windows não permitia, alegando que a porta já estava sendo usada por outra aplicação.
Daí descobri que cada vez que colocamos um Dongle BLuetooth novo no nosso Windows, ele associa uma nova porta para ele. E quando você tira ele, essa porta não é liberada, causando assim um acumulo gigantesco de portas inativas e inacessíveis. Para vocês terem uma idéia a porta mais baixa disponível era COM48 no meu computador e como não usava o USB-Serial há fazia um tempinho, as portas COM3 e COM4 que eu geralmente associo para o conversor, foi ocupada por alguma antena, onde o Windows escolheu a porta mais baixa disponível e capturou ela.
Pois bem o procedimento para resolver o problema é:

  1. Chame o regedit através do menu iniciar (clique em menu iniciar e escreva regedit e se for Windows Vista, ou clique em menu iniciar -> executar e escreva regedit se for Windows XP ou anterior)
  2. No regedit vá em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\COM Name Arbiter.
  3. Clique com o botão direito dobre a chave COM Name Arbiter e irá aparecer uma lista de bytes contendo o mapeamento de todas as suas COMs.
  4. Apague o que está nesta lista, e feche a janela de edição.
  5. Feche o regedit.

Até este ponto ok. Ele libera todas os portas para você criar novas associações, no entanto os conversores USB-Serial não funcionavam. Conclusão: Desinstale todos os adaptadores sem mandar apagar os drivers que já estão na máquina. Tire o adaptador fisicamente, espere pelo sinal de retirada de hardware do Windows e recoloque o mesmo. O Windows vai reinstalar os drivers do seu adaptador, em seguida é só associar a porta que você quer e ser feliz!

Boa sorte a todos...

11 comentários:

  1. Muito obrigada!! Me ajudou bastante! =)

    ResponderExcluir
  2. Estava justamente atraz disso uso muito serial pq trabalho com checkouts e normalmente os dispositivos são seriais

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO IRMÃO!!!!! AJUDOU MUITO!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado! Ajudou aqui com conexão de ECF que estava lockada!!! Vlw!!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente! Muito obrigado, funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir
  6. Funcionou muito bem! Atendeu exatamente da forma que eu precisei. Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Show! Eu não fui pelo seu caminho, mas ao ver a chave deduzi que podia estar lá no Gerenciador de dispositivos e mandei exibir dispositivos ocultos. Estavam lá! Mais de 40 portas COM destinadas a fones e celulares. Parabéns e obrigado!!

    ResponderExcluir