quinta-feira, 15 de abril de 2010

GPS LEA-5H e GSM LEON-G200 da uBlox

Pintou um projeto aqui e tive a necessidade de usar um módulo GPS juntamente com um módulo GSM ...
Por padrão sempre usei módulos GSM da Cinterion (Antiga Siemens) e sempre me antenderam muito bem! no entanto conversando com o pessoal da Smartcore (vai lá http://www.smartcore.com.br/ ) me apresentaram uma solução muito interessante que até então não havia testado... os equipamentos da Austríaca uBlox!
A minha percepção inicial, avaliando através de um StarterKit deles foi F A N T Á S T I C A !
O GSM me pareceu muito estável. Com comandos AT comuns compatível na maioria com o que existe no mercado para SMS, GPRS e CSD ... e o mais legal ... uma interface onde você liga o GPS via SPI/I2C com o GSM e via comandos AT recupera posições do GPS ... em outras palavras.. com um MCU de uma uart só dá pra comunicar com os dois aparelhos simultaneamente!
Segue algumas fotos do starter kit:


Esta é a maleta onde vem o KIT...

A maleta aberta, tá... eu já tinha tirado tudo de dentre então não vale muito...

Um CD com o Software dos Drivers (FTDI + Softwares para verificar funcionamento do GPS!)

Esta é a placa do KIT... vemos menor logo acima o LEA e abaixo um pouco maior o LEON, um chip da vivo inserido do SIMCARD HOLDER, uma barra de pinos. E eu liguei ela no PC via USB ...
Notem que temos duas saídas USB, uma delas para acesso ao GSM e outra para o GPS... sendo que se ligarmos via GSM, temos acesso via comandos AT ao GPS...

Detalhe (desfocado) do LEON, e logo acima o LEA ... ao lado do LEON a barra de pinos para prototipagem ...

Um overview da placa só pra ver um pouco mais de detalhes ...

E aqui o software uCenter da uBlox, acessando o GPS, mostrando o SkyView em primeiro plano e ao lado outros parâmetros que o GPS retorna! MUITO LEGAL!

A sensibilidade da antena que vem com o KIT em conjunto com o GPS é muito boa... sincronizando e encontrando satélites, e já triangulando em ambiente sem visada, por volta de 9 minutos... e em ambientes com visada praticamente instantêneo! ou cerca de 30 segundos a 3 minutos dependendo do tempo que o GPS ficou desligado!

O próximo trabalho agora é ligar os módulos via interface num R8C e começar a pegar os dados... quando acontecer, já coloco um post novo por aqui!

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário