quarta-feira, 19 de maio de 2010

Trocando o o Bom e Velho Max232 por circuitos alternativos

Pessoal,

Posto esta preciosidade aqui mais como curiosidade e não como algo que eu recomende ... (e parafraseando meu amigo Cabelo lá da piclistbr no googlegroups) Alguém gritou lá no fundo: - Trocando o certo pelo duvidoso!

Mas vale a pena!

A origem destes circuitos está no onipresente e fantástico site eletronica.org... pra quem quiser conferir o Original, vai lá: http://www2.eletronica.org/hack-s-dicas/alternativas-de-baixo-custo-ao-max-232/

Bom... vamos aos intrépidos RS-232 Drivers:

Primeiro segue o já tradicional esquema com Max232 com o requinte dos leds de RX/TX:


O que as vezes incomoda neste tradicional circuito são os capacitores... mas já montei tantos que já faço de olho fechado praticamente!

PS: Daqui pra frente segue o texto original do artigo lá do eletronica.org!

O MAX 232 é um circuito integrado conversor de nível, que converte sinais TTL em RS232 e virse-versa. Ele fornece uma ótima rejeição de ruído e é mais robusto à descargas e curtos. Se o seu projeto for mais avançado, você deve utilizar um CI especializado para esta tarefa. No entanto, soluções especializadas são mais caras que as outras.

Este é um exemplo de circuito com transistor para executar a tarefa de conversão:
interface_schematic.gif
Os transistores podem ser todos de uso geral. Este circuito é muito simples e trabalha sem problemas. É a solução mais barata, pois requer apenas um par de transistor e quatro resistores. Os dois transistores executam um truque para ter a tensão negativa necessária por alguns PCs. Quando o PC não transmite dados, seu pino TX está com uma tensão negativa. A tensão negativa presente é então trazida através do resistor R3 ao pino RD (recepção) do PC.

Alternativamente, RS232 pode ser conseguido utilizando portas lógicas. Isto é acessível quando sua aplicação já está utilizando elementos lógicos e há portas sobreando em algum CI. Como alguns PCs trabalhar bem apenas com tensões positivas, tudo que nós precisamos é inverter a lógica do sinal e para isso utilizamos as portas lógicas. Por exemplo, utilizando o CI CMOS CD4066B:

interface_4066.gif
E, é claro, utilizando circuitos NAND e NOR:
interface_4001.gif
interface_4011.gif

E não se esqueça de alimentar os CI's com 5V.

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário