terça-feira, 30 de abril de 2013

MSX nos dias de hoje - Primeiros passos ...

Após ver repetidas vezes pessoas perdidas ao comprar um MSX nos dias de hoje e não ter a mínima idéia de como começar a brincar com seu new-old-toy, resolvi escrever um pouco sobre as possibilidades de hardware e um passo-a-passo para rodar rodar jogos minimamente usando um simples MSX com interface de drive e um drive de 3 1/2 polegadas.

Gostaria de começar dando boas notícias aos newbies e dizer que como esperado as coisas estão mais fáceis e existem uma infinidade de facilidades para usar os nossos queridos MSX. Temos opções de armazenamento mais confiáveis que os disquetes, apesar da possibilidade de ainda utilizá-los, mas caso a brincadeira fique séria, considere comprar uma interface IDE ou IDE+Mapper. Voce pode conseguir uma da Sunrise que eu acho bem difícil e cara por ser importada, ter que ficar garimpando no eBay. Considero neste caso a possibilidade de comprar uma da Tecnobytes. Existem duas opções, a IDE sem Mapper se o seu MSX já tiver a Mapper interna (se for MSX 1, provavelmente não terá), ou a IDE com Mapper que além da interface IDE acompanha uma Memory Mapper de 512Kb para que consiga utilizar DOS2 no MSX 1. Mas como o intuito aqui é falar sobre o be-a-bá, não vou extender neste assunto das IDEs.
Vale lembrar também que existe a possibilidade de se conseguir uma interface SCSI, mas acho que não será tão simples a utilização.
Do mais, existem as famosas ESE-SCC com cartão de memória (dois cartões de memória), segue mais detalhes no site da AMX Project.
Além disso existem opções de emuladores de drive, que estão bem comuns, sugiro entrar nas comunidades de MSX para maiores informações.

O primeiro passa para brincar com um MSX é ter um MSX (duh!) ... existem muitos hoje ainda por aí. Se você quer só brincar sem muito compromisso sugiro um MSX 1, pode ser um Expert 1.1 da Gradiente, um Hotbit da Sharp, ou algum importado MSX 1, estes com certeza serão mais caros. Se procurar com paciência, é possível comprar um MSX a um preço relativamente justo visto que alguns vendedores de sites de leilão (eBay, MercadoLivre, etc...) descobriram um súbito interesse por relíquias computacionais e estão inflacionando os preços nos últimos tempos. Mas não desista, é possível encontrar MSX a preço justo!

Para referencia, segue imagens de alguns MSX 1 encontráveis.

 Gradiente Expert 1.0 e 1.1
 Gradiente Expert Plus 
 Gradiente Expert DDPlus (Possui drive de 3 1/2)
 Sharp Hotbit
 Talent DPC-200 (Argentino)
 Sony Hitbit HB-101 (Japonês)

Este micros acima são só para ilustrar o que pode ser encontrado. Existem uma infinidade de modelos MSX 1 dos mais variados fabricantes e de vários países.

O próximo objeto para começar a brincar com o MSX é um Disk Drive com interface. Não aconselho drives de 5 1/4 por ser mais complicado inclusive encontrar computadores PC com drives neste formato para gerar os disquetes e/ou transportar arquivos.
Atualmente as pessoas compram uma interface de disco, uma DDX em geral e utiliza um Drive de 3 1/2 de PC, conforme este post que pode ajudá-lo a fazer o conjunto funcionar -> MSXPro (Drive de 3 1/2).

Segue a foto de uma interface da DDX para ilustração:

Interface DDX em um Expert

Com tudo isso em mãos, é necessário que você consiga formatar um disquete para instalarmos o MSXDOS neste disquete.
Para isso no MSX Basic (ligue o seu MSX sem colocar disquete no drive) digite:

call format<enter>

o MSX irá perguntar qual o formato de disco que você deseja, no nosso caso é 3 1/2 Face Dupla, conforme a tela abaixo:


Se tudo correu bem, o MSX deverá informar que o disco está formatado. Feito isto é só levar o disco ao PC e copiar os arquivos que serão listados a seguir.

Baixe os seguintes arquivos que estão na MSXPro ... segue um link direto para facilitar. Vale salientar que na página de MSXDOS da MSXPro existem outras opções de MSXDOS que você pode experimentar:



Copie os arquivos destes dois arquivos para dentro do disquete que você formatou.

O conteúdo do disquete deve se parecer com isso ... pode ser que a ordem dos arquivos seja diferente ... no entanto os arquivos precisam que estar no disquete:


COMMAND.COM
MSXDOS.SYS
EXECROM.COM


Feito isso é só copiar algum arquivo .ROM para o disquete.

O próximo passo é colocarmos o disco no MSX e ligarmos o mesmo. Ele deverá entrar no MSXDOS, deve aparecer uma tela como esta, se você pegou o arquivo do MSXDOS 1.03 conforme nossa sugestão de arquivo acima:


Se o micro pedir a data e a hora, é só digitar simplesmente Enter ou digitar data e a hora. Lembrando que o MSX 1 não tem relógio e nem bateria interna, portanto se você quer gravar arquivos com Data e Hora será necessário digitar tudo corretamente ao ligar a máquina toda vez que for utilizar.

E finalmente ... para executar o jogo, digite no prompt do MSXDOS:

execrom[espaço][nomedoarquivo.rom][enter]

Exemplo:

execrom kmare.rom[enter]

O jogo deverá rodar.

Bom é isso. Qualquer dúvida, é só perguntar aqui a área de comentários.












4 comentários:

  1. Muito legal!

    Há toda uma nova geração de usuários e interessados.

    Espero que venham mais.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,

    Como opção mais que viável de armazenamento e leitura de dados para quem adquiriu um MSX HOJE, sugiro o enigmático Emulador de Drive Xing Ling.

    Recomendo os posts:

    http://www.retrocomputaria.com.br/plus/?p=3295#comment-561

    http://msxouterhaven.blogspot.com.br/2013/04/emulador-de-drive-xing-ling-para-msx.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom amigo esta de parabéns ,finalmente um blog com conteúdo .....
    tenho um Msx gradiente expert 1 com 2 Drivers de disquete + fonte At...

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Tenho uma mapper 512 com mega ram, será que consigo copiar arquivos da mepper sd para o drive de diskete?

    ResponderExcluir