sábado, 14 de junho de 2008

IO Wizard Renesas... configurando o R8C/25

Pessoal,

No meu ultimo post sobre o R8C/25 eu disse que faltava acertar o clock para 20Mhz... na verdade o clock já estava acertado para 20Mhz externos...
Conversando com o meu Guru na Renesas, ele me deu uma dica que salvou minha vida não só para acertar o clock do MCU como também para configurar todos os IOs do MCU!

É um programa chamado IOWizard...

Eu capturei as telas passo a passo, para uma configuração para o R8C/25 R5F21256SDFP.

Vamos lá!

Inicialmente configuramos o tipo de clock que queremos. As opções são:

1. On-chip oscillator(default) - oscilador interno do MCU
2. Main clock(Xin-Xout) - oscilador externo com cristal ligado aos pinos Xin-Xout
3. High-speed on-chip - clock de alta frequencia interno
4. Sub-clock(Xcint-Xcout) - oscilador externo com cristal ligado aos pinos Xcin-Xcout

Após escolher isso é só selecionar a frequencia do clock e seu divisor.



Clicando no botão next é apresentada a tela para configuração de todas as IOs do MCU. Aqui vamos passar direto... mas é possível configurar tudo... desde as UARTs até os Timers, ADC etc...



Clicando em Generate o IOWizard pergunta onde salvar o programa com a configuração selecionada no programa.



Selecione o local onde quer gravar e aparecerá o notepad com o código gerado para sua configuração... um arquivos de header(.h)...



... e outro arquivo de código(.c) ... é só copiar e colar ou importar os arquivos para seu projeto no HEW.



Taí gente... matando a cobra e mostrando o pau ... mais uma vez... abraços a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário