domingo, 20 de julho de 2008

Brincando com Bluetooth

Dia desses rolou na PICList uma thread falando sobre antenas Bluetooth ... e como muitos sabem eu estou trabalhando muito com Bluetooth, pelas razões mais malucas que se possa imaginar. Desde entrega de conteúdos para campanhas publicitárias (temos hoje a maior rede do Brasil de emissão de sinal Bluetooth www.yesmobilemedia.com.br) como também Bluetooth para indústria.
O amigo da PICList postou fotos de antenas Bluetooth falsificadas do dongle USB com chipset Blutonium BCM2035... pois bem como eu acabo comprando muito dessas anteninhas para minha aplicação de entrega de conteúdo, resolvi postar um pouco da minha experiência para que desavisados não caiam no golpe do baú na hora de comprar seu Dongle.
Vejam a foto a seguir:



Da esquerda para a direita:

Antenas 1 e 2 - Blutonium Verdadeiras - A antena é real e realmente funciona, não só para transmissão como para recepção também... a diferença de cobertura/sensibilidade é da ordem de 40 metros do ponto central em campo aberto.

Antena 3 - Blutonium Falsa - O Windows não reconhece naturalmente, não deixa de ser um bom Dongle, no entanto, não tem a mesma potência de cobertura que a original e também precisa de software de terceiros para funcionar porcamente (na minha opinião).

Antena 4 - Trendnet 104UB - Uma porrada! De longe a melhor antena que testei até agora... o problema é o preço... perto de 150 reais quando se consegue achar aqui no Brasil.

Dicas para não comprar gato por lebre:

1. Se possível tente sempre comprar pessoalmente para verificar o produto. Caixa mal acabada é sinal de antena falsificada ou produto de má qualidade.
2. Não se faça de "cliente bonzinho". Abra o pacote e plugue a antena numa máquina o mais possível parecida com a sua, no meu caso levo meu notebook e testo sem dó!
3. Antenas que precisam de driver utilizam implementação dos serviços básicos Bluetooth por software. Não que isso vá acabar com o processamento do seu computador, mas só isso já é sinal de que colocaram um chip barato na placa, portanto, não espere potência de uma Trendnet ou Belkin dessa anteninha!
4. Suspeite e risque da sua lista de opções as antenas muito baratas, certeza que é produto inferior. Exisem empresas vendendo antenas que dizem ser blutonium por R$15,00, principalmente no mercado livre... saia fora destes caras... certeza que é golpe. E o pior é que muitas vezes o vendedor nem sabe que está sendo golpista! Existem casos de vendedores que tecem longos discuros a respeito das vantagens de se comprar um Dongle com antena externa e que o mesmo é um produto que vale ouro. E quando você vai abrir a caixinha do Dongle, se depara com uma antena falsa. Geralmente nestes casos é só perguntar se precisa de CD para instalar... se precisar... pule fora... não é a Blutonium original. Para ter uma base de valores... o Dongle Bluetooth com antena externa com chipset da Blutonium custa por volta de R$50,00...
Bom... fora isso... eu andei fazendo uma gambiarras em algumas antenas lá na empresa pra mostrar pro pessoal que para a antena, não é necessário mais que o que vem originalmente no projeto.
Vejam isto:




Pluguei uma antena telescópica dessas de radinho a pilha pra poder testar em vários tamanhos da mesma... e... não surtiu nenhum efeito prático... conforme esperado... na verdade fiz isso pra mostrar pra um cliente que não fazia diferença ... sabe como é... além disso era uma desculpa pra gambiár um Donglezinho e postar pra vocês...

Agora falando de coisa séria... sérissima...
Estou produzindo meus próprios conectores Bluetooth para serem utilizados em Campo com o padrão SPP... e esta semana chegaram as PCIs de protótipo que mandei fazer.


Notem nas fotos seguintes... a gambi para o regulador de tensão (LD33) que eu utilizei...
Ao desenhar o mesmo do Eagle os pólos Vin e GND saíram invertidos... conclusão... Tabajarisse prá mais de metro... na primeira placa fiz uma gambi com fios mesmo...




Na segunda cologuei CI por baixo...acabou ficando mais bonitinho...


Essa daí é a mãozinha do Selo de Qualidade Tabajara (né Xandão?) ...

O módulo que vocês viram instalado é um Sena SD100... funciona muito bem para ambientes críticos. Em geral indústria etc... tem uma qualidade e estabilidade bem diferente dos Dongles USB que estamos acostumados... o que por si só justifica o projeto...

Abraços a todos...

Um comentário:

  1. Cara, gostei muito de ler o seu post. Moro no interior da Bahia estou tentando entrar nessa área de Proximity Marketing com Bluetooth e não encontro equipamento adequado aqui no pais.
    Você que já tem uma certa experiencia, o que pode me indicar? Software e Hardware, o que devo comprar e onde?
    Seria de muita ajuda.
    Abraço

    ResponderExcluir