quarta-feira, 9 de julho de 2008

Teclado de bancada com Sucata de TK3000

Pois bem pessoal, eu estava precisando de um teclado de bancada mais parrudo do que os teclados de telefone... na verdade o problema não era o espaço e sim um equipamento que ficasse em cima da bancada, um equipamento maior seria melhor...
Olhando minhas sucatas me deparei com um velho TK3000 (para desespero completo do meu amigo Xandão do Tabajara Labs... a placa mãe vai pra você tá?) que torrou no passado e então eu resolvi desmontar o teclado e reutilizar o que pudesse para criar o meu teclado de bancada. Sigam com a loucura...

A vítima...


A vítima por dentro...


O lindo coração da vítima... um 65C02 do mais alto calibre...


Uma etiqueta da fonte que estava jogada dentro do gabinete... viu? Cuidado alta-tensão... fonte chaveada! PERIGO!!! Não tentem isso em casas crianças ... pelo menos não sem a supervisão de um Nerd!

A parte de baixo retirada...

O teclado... objetivo do massacre...

O teclado retirado...

O coitadinho sem as teclas ... olha que sujeira ... quantos anos de poeira heim?

As teclas retiradas...

Um banho relaxante paras as mesmas com direito a detergente...

O detalhe do teclado... sem as teclas... um pouco mais limpo... uma leve pincelada por cima...

A placa já com tudo dessoldado...


Olha os leds... pisca, pisca, pisca...


As teclas que foram retiradas... para reaproveitamento...


E tudo separadinho em saquinhos de 20 unidades... vai pro arquivo...


Pois bem... agora com todo o material em mãos resta saber o que fazer... foi daí que eu resolvi abrir meu santo e idolatrado Eagle e mandar ver no layout... desenhei o botão já que é praticamente impossível achar isso em qualquer lib... e montei um layout básico...


E roteada a placa...

Olhem o resultado... um lindo e "robusto" teclado de bancada... meu sonho dourado...

E o teclado ligado para um teste...

E agora segue pra variar um videozinho do bichinho funcionando...



Desta vez matamos a cobra, um TK3000 e mostramos o pau... quer dizer... o teclado de bancada... Bratzos a todos...

5 comentários:

  1. Cara, este TK3000 ficou em casa, debaixo da minha cama, por vários anos ... das poucas vezes que liguei esta super máquina joguei o famoso KARATE e usei o editor de imagem e de texto, tudo isto rodando em um disco de 5 1/4 .... E agora virou um teclado de bancada ... espero que o TK seja mais útil assim.
    Abraço amigo.
    []s BILL

    ResponderExcluir
  2. Putz Bill... é esse micro mesmo ... infelizmente a fonte dele queimou ... literalmente pegou fogo ... e não houve forma de recuperar... fora isso com o tempo as placas se perderam... os disquetes se foram ... dá uma dó pois era um micro muito legal !!! adorava jogar karateka !!!

    []s valeu pela recordação...

    ResponderExcluir
  3. Amigo, doa a placa pra mim? O tabajara não mexe mais com micros antigos e preciso de umas peças pra recuperar o meu... :(

    ResponderExcluir
  4. Você ainda tem a placa? Quer vendê-la?

    ResponderExcluir