domingo, 29 de dezembro de 2013

Dando um tapinha num TK95 (Parte 1)

Dia desses peguei um TK95 em troca de um MSX2 que eu tinha, sempre tive vontade de possuir um. Apesar de não ser um fã número um dos ZX Spectrum, eu sempre quis ter um, no entanto os teclados dos TK90X e dos Spectrums tradicionais (aqueles teclados de borracha) nunca me chamaram a atenção. É aí que desde o passado longínquo entrou no ar uma paixão pelo TK95 da Microdigital.
Ele não é nada mais que o TK90X em um case melhor acabado e com um teclado dito "profissional" que supera em muito os teclados de borracha. Ele é basicamente um compatível nacional, rodando em PAL-M com compatibilidade (pero no mucho) com o ZX-Spectrum 48K.
Quando apareceu este TK95, fiquei empolgado por ele ter pertencido deste a época de outro a somente um dono, que o comprou na loja e o manteve até os dias de hoje.
Ele veio em excelente estado cosmético, no entanto, é um equipamento de mais de 20 anos e que necessitava de uns tratos. Considerando inclusive que o mesmo "residia" numa cidade praiana, mudou o clima (umidade relativa do ar) e obviamente apareceram alguns problemas de mal contato, azinhavre e até mesmo desgaste de algumas peças mecânicas.
Segue o relato em detalhes (dividido em 3 partes pois tirei muitas fotos detalhando o processo de recuperação):

Ao ligar pela primeira vez, apareceram alguns traços verticais na tela, denotando claramente problema de memória...


Nas próximas fotos, observando os fios do MOD de reset e de da tomada de LED que vai até o teclado... Esse fio branco, do reset, estava antes soldado direto em uma perna do Z80, pelo lado de cima, e um detalhe, Z80 é soqueteado ... quase tive uma sincope ...



Aqui uma lixada nas memórias, limpeza dos soquetes das mesmas, voi-lá ... imagem perfeita sem traços verticais ...




O teclado estava cheio de falhas, basicamente por mal contado nos conectores ao longo do flat-cable ... dei um tapinha nisso também ... cortando a pontinha dos flats ... acabou mal contato e todas as teclas funcionando perfeitamente ...


Essas duas fotos foram os últimos testes do primeiro dia de fudebagem ... resultado satisfatório ...



Na sequencia posto a continuação da fudebagem ...

Um comentário: