domingo, 29 de dezembro de 2013

Instalando baterias de Li-Ion no Z88

Depois de me apaixonar pelo Z88 que ganhei de meu amigo Louis Lipp, resolvi fazer alguns mods que considero necessários, ainda mais depois de utilizar o brinquedo como Tablet em algumas reuniões durante o ano de 2013 ... confesso que o Z88 foi a sensação nas reuniões, inclusive de usuários de iPad. Ponto para o nosso querido computador portátil e seu lindo Z80.
Seguem as fotos da Fudebagem, essas alterações foram feitas no começo de Novembro de 2013, mas só agora entre Natal e ano novo que eu estou tendo um pouco de tempo para dividir com vocês o resultado!



Agora o primeiro teste de autonomia que eu fiz com baterias Li-Ion ... consegui funcionar uma semana com o Z88 assim e a bateria não deu sinal de nem 10% de consumo.


Aqui estudando como encaixar duas baterias dentro Z88 ...


Decidi sacrificar o bastidor de pilhas, afinal elas não serão mais necessárias ...


Testando o encaixe das duas baterias ...


Baterias fixas no lugar ... Deus salve a Silver Tape ...




Fazendo o wiring das baterias para os primeiros testes ...



Trocando o conector por um genérico para carregadores de Li-Ion ... no caso vou usar uma fonte de celulares Nokia dos antigos ...




Instalei uma chave para ligar as baterias no carregador ou no Z88 ...




Wiring completo e chave instalada ...


Testando 1, 2, 3 e funcionou !!!




Teclado instalado, e testando o fechamento ...




É isso ... faltaram as fotos do fechamento final que eu acabei perdendo ... mas depois vou abrir o Z88 e fazer novas fotos ...

Por hoje é só !

3 comentários:

  1. Show Alex! Continua funcionando o super capacitor então? (pra quem não sabe, o super cap é o que sustenta a memória do micro enquanto se troca (ou neste caso, troca) as baterias).

    ResponderExcluir
  2. Alias, sei que já perguntei, mas se vc puder responder novamente, agradeço. As células de quais são compostos as baterias de laptop tem o mesmo tamanho das baterias AA que o Z88 usa imagino que devem ter alta capacidade como estas de celular. Não tem como usa-las?

    ResponderExcluir