quarta-feira, 4 de junho de 2008

RFiD Omron V750

Mais uma vez pra mostrar que o Blog aqui mata a cobra e mostra o pau (ui!) coloco pra vocês as fotos de uma aplicação que estou terminando de desenvolver utilizando o hardware de RFiD da Omron modelo V750 com especificação brasileira.
O leitor/gravador, doravante denominado módulo, trabalha a 900Mhz (870 a 915 Mhz pra ser mais exato) e escreve e lê inlays de segunda geração.
Estou utilizando inlays Scorpion da Omron, substrato de alumínio, chipset Impinj Monza. O que dá +/- 4.3 metros de distância de leitura.
Bom chega de papo e vamos as fotos...




Apresento o módulo V750 da Omron...


Etiqueta com identificação do bichinho !!! Notem o "-BR" no final do código. É o único reader/writer de 900Mhz gen2 homologado pela Anatel... Foi dificiil mas nós conseguimos!


Este é o painel. Através dele podemos acompanhar os ciclos de funcionamento, quais antenas estão em utilização, além de monitorar os Ios dele. Eu explico tudo isso mais adiante...


Notem na foto acima, o plugue de energia elétrica que é fornecida por um adaptador ligado à energia elétrica 80 até 240V, uma i/o serial, uma i/o rj45 ethernet e o pinos para conexão de periféricos diversos, como relés e etc..

Olha os i/os de periféricos ai. Para saída é possível controlar cargas de até 1A cada uma no total de 4, notem que o GND é o C. Para entrada é possível monitorar até 4 entradas com coletor aberto. Um show.

Este é o conjunto completo, módulo, na bancada ao fundo e a antena V740.
Um detalhe interessante é a capacidade de distanciar a antenna do módulo, em até 20 metros. O cabo para 20 metros tem aproximadamente 20mm de espessura, é gigante... imagino que para proteção de transientes...
O módulo pode configurar o raio de ação da antena via regulagem de sua potência, podendo funcionar até 32,5 Dbi... com algumas inlays podemos conseguir leituras a até 7 Metros de distância.
Um detalhe da antena para poder visualizar melhor.
Cada módulo suporta até 4 antenas, podendo montar os famosos portais RFiD. Na implantação do sistema eu tiro mais fotos para vocês conhecerem como funciona com o portal completo.
Aqui uma fotos do sistema todo ligado ao meu note, note a tela amarela no note. É o meu programa fazendo uma leitura, eu configurei a entrada de 50 inlays, e ele está lendo no momento atual 0 inlays de 50 inlays para entrar.

Colocamos um strip de 10 inlays sobre a antena para dar leitura...
Eis as 10 etiquetas lidas!!!
Agora segurando as inlays no ar e a leitura das mesmas 10 etiquetas na tela do compuador.
Detalhes do software. Lidas 10 inlays de 10 que ele estava esperando a tela do supervisório fica verde indicando que a empilhadeira pode continuar.
Neste caso foram lidas mais etiquetas do o esperado, então a tela fica vermelha.
Bom é isso! Daqui dois dias vou tirar mais fotos na implantação em produção e posto aqui para vocês acompanharem.

Tenho dito!!!

2 comentários:

  1. como fasso para adquirir todo material? tem antenas para alcance de + ou - 200mts de distancia e si tem onde posso encontrar? Meu e-mail é rjfnellio@hotmail.com

    ResponderExcluir