sexta-feira, 30 de maio de 2008

Renesas Starter Kit R8C25/Tiny

Senhores, nem tudo em nossas vidas é mazelas, recentemente ao participar de uma lista de pics e demonstrar minha infelicidade pelos recursos e destinados pela Microchip e/ou qualidade dos compiladores C para a média plataforma (pics 16FXXX), apareceu um cara que me ofereceu seus produtos... a Renesas, uma empresa Japonesa fusão da Mitsubishi e da Hitachi.
Bom, após conversar por telefone com o vendedor por iniciativa dele, que ligou no meu escritório, (não vou identificá-lo para que não pentelhem ele) marquei uma conversa pessoalmente e ele veio me atender.
Fiquei absolutamente impressionado com a dedicação e profissionalismo do mesmo, que deixou comigo um Kit de desenvolvimento do Chip R8C25 (dê um pulo em www.renesas.com para maiores detalhes) para demonstração!
Bom ... infelizmente fiquei 3 dias sem poder por as mãos no bichinho, e somente consegui chegando em casa nesta sexta-feira à noite.
Bom o kit é esse:



E veio nessa caixinha bonitinha:


Com o kit acompanha um LCD 8x2 sem backlight, ligação de 4 pinos, software de programação, um compilador C/C++ para todos os MCUs da linha da Renesas e pasmem uma interface de gravação/debug denominada Renesas E8... basta trocar a placa de desenvolvimento que ela serve para qualquer micro da renesas, assim como o compilador... um tesão...

Bom as primeiras impressões foram muito positivas...

Mandei instalar o software, que correu rapidamente em poucos minutos, o compilador com tudo (eu mandei instalar tudinho!) é bem grandinho, mas me pareceu bem completo.

Mas como nem tudo são flores, após instalar os drivers e tudo que tenho direito do CD, tudo num só setup, o E8 não funcionou. Meu Windows Vista não reconhecia o danado.

Mandei fazer o AutoUpdate instalado pelo software. Esse demorou um pouquinho, mas aproveitei pra inaugurar minha banda larga de 1Mega ! ;-)

Após instalar tudo, minha placa E8 foi reconhecida pelo Windows... e ao rodar o HEW (o compilador) um monte de paus de permissão. Entrei no google e pasmem, o primeiro link era o que segue abaixo...

http://tool-support.renesas.com/eng/toolnews/070516/tn3.htm

SIM! os caras tem suporte do software/hardware para Windows Vista. FANTÁSTICO!

Bom ... iniciei o tutorial, segui os passos para rodar o mesmo, e rodou tudo bonitinho.

A velocidade de programação está setada em 512Kbps. Um canhão! Rápido pra kct...

Brinquei um pouco e rapidamente peguei as manhas de Debug, compilação, Start/Break da aplicação.

A impressão até agora é SUPER POSITIVA, acho que encontrei minha próxima plataforma.

Valeu Renesas ! Belo trabalho !

Nenhum comentário:

Postar um comentário